Sou do mais fiel que há ao Sudoeste Alentejano mas muito infiel ao Festival.
Mas lembro-me perfeitamente da 1ª edição. Quase que fiz a rodagem do meu novíssimo carro de 12 anos à Zambujeira. Demorei 5 horas a chegar, dormi nessa noite dentro do carro e acordei de manhã debaixo de cabos de alta tensão. Estive três dias sem tomar qualquer coisa próxima de banho por detestar água fria e não ter confiança nenhuma nos canais. Da música lembro-me dos guinchos dos Marilyn Manson, dos Suede e dos Blur e pouco mais. Voltei lá mais duas vezes: 2002 e 2007. Mas lembro-me da sensação em 1997 de estar rodeada de amigos, de estar calor e ter a noção que estava a nascer qualquer coisa de novo. Os nossos Verões nunca mais foram os mesmos. Mesmo não sendo fã da coisa.
Lurdes Lopes
JÁ FOSTE AO SUDOESTE? TENS HISTÓRIAS DO FESTIVAL PARA NOS CONTAR? FOTOS? VÍDEOS? Em 2011, o Festival Sudoeste comemora 15 anos. A data será celebrada de forma especial, através da publicação de dois suportes, um em texto, outro em vídeo. Por isso, queremos as melhores histórias, fotos e vídeos relacionadas com o Festival. Envia-nos o teu material através do e-mail: festivalsudoeste15anos@gmail.com. Contamos contigo.
25.5.10
14.5.10
Arnaldo Antunes
Uma martelada fora do sítio
"No Sudoeste de 2005, fiz parte da equipa que montou os camarins dos artistas do palco principal. Comecei 4 dias antes da abertura do festival. E quando já estava tudo pronto e faltavam poucas horas para começar o primeiro espectáculo rebentei com um cano de água que abastecia a zona da cozinha dos artistas. Aconteceu quando estava a tentar prender, com estacas, o tapete de relva ao chão. Só me dei conta do que tinha feito quando me chamaram para ver o enorme lago... nada planeado! Tivemos de voltar a levantar o tapete de relva e remendar o cano à pressa. Por pouco os artistas não molhavam os pés à entrada".
Andrés Gutierrez
Andrés Gutierrez
O demónio no Alentejo
Era assim que, a 11 de Agosto de 1997, o extinto jornal "A Capital" intitulava o seu artigo de página e meia sobre o segundo dia do Festival. O "demónio" para quem não se lembra era Marilyn Manson que, segundo a crónica, deu um "espectáculo surreal", embora "só tenha partido a bateria e alguns microfones". Tens recordações ou fotos desse concerto? Envia para festivalsudoeste15anos@gmail.com
Ainda a tocar?
Das 21 bandas que aparecem no bilhete da primeira edição do Festival Sudoeste quantas existem hoje? Alguém arrisca?
Os pais de Robert Smith estiveram lá
"Quando chegou a altura dos Cure subirem ao palco, no Sudoeste de 2002, as outras bandas foram impedidas de circular no backstage. Os seguranças estenderam lençóis nas portas dos camarins e o pessoal ficou fechado até os Cure começarem a tocar. Por acaso, eu estava fora do camarim quando isto aconteceu e vi o Robert Smith levar os pais para cima do palco. Ficaram de lado a ver o filho actuar".
Rui Berton, baterista dos Plastica.
Rui Berton, baterista dos Plastica.
Subscrever:
Mensagens (Atom)